Culturalmente Santista reúne mais de 2 mil pessoas em edição especial de 10 anos

Paula Azenha (produtora do evento), os homenageados Fernando Pompeu e Juliana Luiz, o palestrante Celso Ronald e o idealizador do fórum André Azenha.

Culturalmente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos reuniu mais de 2 mil pessoas em sua programação que aconteceu gratuitamente na ETEC Aristóteles Ferreira, de 4 a 6 de maio.

Abertura.

“Ficamos imensamente satisfeitos com o público diversificado, em boa parte formado por jovens, que ajuda a renovar esse contato com artistas e agentes culturais da região. E conseguimos oferecer um conteúdo de alto nível nos bate-papos e palestras, reforçando Santos como epicentro cultural e de vanguarda”, destaca o idealizador do projeto, André Azenha. “A realização da programação em uma escola pública é algo que buscávamos, para resgatar uma era da cultura fortemente presente nesse ambiente estudantil. E a ETEC Aristóteles Ferreira recebe adolescentes e jovens das nove cidades da Baixada. Fomos muito bem recebidos pela diretora Fabiana Golz”, detalha a produtora do evento, Paula Azenha.

Palestra com Celso Ronald.
Palestra com o artista plástico Waldemar Lopes.

A abertura contou com homenagens à produtora Juliana Luiz. Mulher, negra, ao receber a placa comemorativa e subir ao palco junto de sua família, ela evidenciou a importância da ocasião, já que eventos culturais tendem a dar protagonismo à população negra apenas no mês de novembro, Mês da Consciência Negra. “É preciso que esse protagonismo aconteça durante todo o ano, como nesta noite”, afirmou. Na mesma noite ainda aconteceu a Palestra Representação da População Negra, ministrada pelo professor e escritor Celso Ronald, autor do livro Tarzan: O Macaco Branco. O maestro Fernando Pompeu foi homenageado e subiu ao palco para receber a placa com o grupo Broadway Voices, que seu um “spoiler” do espetáculo que apresentarão no fim de 2022, para celebrar uma década de existência. Foram apresentadas as canções do musical Chicago e Roda Viva, de Chico Buarque. O público, que lotou o teatro, aplaudiu bastante.

Feira criativa.

O Culturalmente Santista, que surgiu como site para registrar as histórias de artistas e agentes culturais de Santos e região e depois virou fórum cultural, teve nesta edição feira criativa e exposições com fotos destes dez anos de atividades e outra de desenhos, “Nossos Personagens em Santos”, coordenada pelo quadrinista Denis Dym Freitas. No encerramento aconteceu intervenção artística do DuoLofi e Maurão Dubkilla.

Fernando Pompeu e o Broadway Voices.
Bate-papo Mulheres na Política e a Cultura.

Abaixo, vídeos das homenagens, cerimônia de abertura e todos os debates, palestras e bate-papos:

Vídeo institucional: 



Comentários