9º Santos Film Fest divulga programação completa



9º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos, realizado pelo Instituto Cinezen Cultural, dos produtores culturais André e Paula Azenha, acontecerá de maneira presencial de 20 a 28 de junho de 2023 em espaços como Cine Roxy 5, Sesc Santos (no auditório e na área de convivência), Cine Arte Posto 4, Unisantos, Praça do BNH, Lagoa da Saudade (Morro da Nova Cintra), UME Judoca Ricardo Sampaio (Caruara, área continental), Vila Criativa da Vila Progresso, Novotel, Cinemateca de Santos, UME Lourdes Ortis, Shopping Pátio Iporanga, Open House IdiomasToda a programação é gratuita (é preciso consultar programação para saber quais atividades precisam de inscrição ou retirada de ingresso antecipada). O tema desta edição é “Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!”, retirada do clássico samba Volta por Cima, de 1962, de Noite Ilustrada e cujos versos se encaixam no momento de reconstrução do país após anos de negação e desmonte das ciências, da cultura, da educação e da história do Brasil. A programação completa está disponível no site.

Homenagens e cerimônia de abertura

            Os atores Paulo Miklos e Tamirys O´hanna serão homenageados na abertura do festival, em 20 de junho, no Cine Roxy 5, cinema de rua com 89 anos de existência, e receberão respectivamente os troféus Luciano Quirino e Ondina Clais por suas trajetórias de contribuição ao cinema. Paulo é ator de diversos filmes elogiados pela crítica, como O Invasor (2001), Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos (2006), Estômago (2007), É Proibido Fumar (2009), Carrossel: O Filme (2015), Carrossel 2: O Sumiço de Maria Joaquina (2016). Tamirys, nascida em Cubatão, na Baixada Santista, participou da formação Mulheres Negras – Projeto de mundo, uma residência artística voltada para 14 jovens da periferia de São Paulo, o curta A Felicidade Delas das temporadas 2, 3, 4 da série 3%, da Netflix, e está no elenco da 2ª temporada da série Segunda Chamada, da Rede Globo.  Paulo e Tamirys estão em O Homem Cordial, filme de abertura do Santos Film Fest, dirigido por Iberê Carvalho.

A noite de abertura tem início às 19h na área externa do Cine Roxy 5 (Av. Ana Costa, 443, Gonzaga), com lançamentos de livros (inclusive relançamento do pocket book Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema!, autobiografia do crítico de cinema), entrevistas de artistas e exposição 25×50: De Regan a Josué, que reunirá cartazes feitos por artistas e designers de várias partes do Brasil, que mesclam em suas artes elementos de O Exorcista e Central do Brasil, que respectivamente completam 50 e 25 anos de seus lançamentos. A curadoria desta exposição é da designer gráfico e homenageada do festival em 2022, Márcia Okida.



Às 20h, tem início a cerimônia dentro da sala 5, quando Toninho Campos, do Cine Roxy, receberá a medalha Brás Cubas por sua contribuição à cultura santista, Paulo e Tamirys serão homenageados, o Coral Municipal de Santos (com regência de Nailse Machado, regência adjunta de Fernando Pompeu, com 40 cantores e o pianista Bruno Felix),  fará um pocket show de 40 minutos celebrando os 100 anos da Disney e o compositor italiano Enio Morricone. Haverá participação do Quarteto Martins Fontes na apresentação. Depois da parte musical, será exibido o longa-metragem O Homem Cordial. Para a programação dentro da sala será preciso retirar o ingresso gratuito a partir das 18h ao lado do Cine Café do Roxy.  

Mostras competitivas, Humanidades e retrospectivas

As mostras competitivas são divididas entre: mostra de longas nacionais, mostra de curtas de ficção nacionais, mostra de curtas de documentários nacionais, mostra de curtas de animação nacionais, mostra regional de curtas-metragens, Mostra Humanidades e a Mostra de Terror.

As mostras nacionais de longas e curtas de ficção e documentário acontecerão no auditório do Sesc Santos, entre 21 e 25 de junho. Serão cerca de dez longas e dez curtas de várias partes do Brasil que dão um panorama do cinema brasileiro contemporâneo e traz temas diversos como representatividade negra, indígena, LGBTQIAP+, cidadania, em tramas de gêneros que vão da ficção ao documentário. Os melhores filmes e diretores receberão o prêmio do júri e também premiação de voto popular. As sessões acontecem no auditório do Sesc Santos entre 21 e 25 de junho, de quarta a domingo, sendo que durante a semana as exibições são às 17h30 e às 19h30 e, no fim de semana, às 15h e 17. Será preciso retirar o ingresso gratuito disponibilizado uma hora antes do horário de cada sessão.

A Mostra Humanidades, que tem filmes brasileiros e estrangeiros (França, Marrocos, Líbano etc.), acontece no Cine Arte Posto 4, entre 22 e 28 de junho, com sessões às 16h, 18h30 e 21h. No Cuine Arte também acontecerá a reprise da mostra regional e exibições comemorativas de Operação Dragão, Central do Brasil e O Exorcista. A Mostra Regional, por sinal ocorre no Cine Roxy 5, segunda, 26 de junho, na sessão de 21h20. Os curtas selecionados serão exibidos após a sessão hors concours do curta Fã Número 1, de Élder Fraga.

A mostra de curtas de animação se espalhará pelas sessões infantis em Caruara, morros, Praças e escolas. Já a mostra de terror acontecerá na Cinemateca de Santos. O Cine Arte Posto 4 receberá a Mostra Humanidades, que incluirá filmes brasileiros e estrangeiros, além de exibições comemorativas de Operação DragãoO Exorcista e Central do Brasil.

O júri da mostra competitiva nacional foi formado pelos cineastas Andrea Pasquini e Diego da Costa e o professor doutor Jamer Guterrez de Mello. O júri das mostras regional e de animação reuniu a atriz Tamirys O’hanna, a designer gráfico Márcia Okida e o professor e coordenador do curso de cinema da Unisantos, Wanderley Camargo. Já a mostra de terror teve como jurados os professores Rogério Ferraraz, Leandro Cesar Caraça e a atriz Ondina Clais.

Palestras e bate-papos

            No dia 21 de junho acontecerá uma maratona de palestras e bate-papos no Novotel: painel às 10h com os homenageados Paulo Miklos e Tamirys O’Hanna, os jurados do festival que falarão sobre tendências do cinema nacional, palestra sobre os 50 anos de O Exorcista com a Professora Doutora Laura Loguercio Cânepa (coordenadora do PPGCOM da Universidade Anhembi Morumbi). Ainda no dia 21, a atriz Ondina Clais ministra workshop de atuação na Unisantos. Para as atividades no Novotel e na Unisantos é preciso fazer inscrição previamente pelo site.

            No domingo, 25 de junho, 11h, no Sesc Santos, acontece o painel O Momento da Crítica de Cinema no Mundo dos Streamings, com os críticos Roberto Sadovski (UOL) e Miguel Barbieri Jr (décadas como crítico da Veja São Paulo).

Sessões infantis e inclusivas

            Com o objetivo de promover o cinema como ferramenta de inclusão, educação e transformação, serão realizadas sessões de cinema azul, para PCD. PcD é a sigla para o termo ‘Pessoa com Deficiência’. Ela se refere a quem tenha impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que impeça sua participação na sociedade em situação de igualdade com outros indivíduos. A sessão de cinema azul tem características como som mais baixo, temperatura ambiente, espaçamento entre o público etc. Essas sessões são realizadas em parceria com o Grupo Inclusão Para Todos, no Cine Roxy.

            Já as exibições infantis, acontecerão em espaços como a Praça do BNH (em uma tenda, dias 23 e 24 de junho), Lagoa da Saudade no Morro da Nova Cintra (22 de junho), Vila Progresso (23 de junho), Escola Lourdes Ortiz (26 de junho), e Escola Municipal Judoca Ricardo Sampaio (Caruara, área continental, 22 de junho). Assim, o festival contempla todas as regiões de Santos: zonas leste, noroeste, morros e área continental.

Pré-estreias

            O festival se propõe a realizar pré-estreias exclusivas e estimular a produção de longas-metragens na região. Na segunda-feira, 26 de junho, 19h, no Cine Roxy, acontecerá a avant-première de Sociedade Armada – 400% da História. A Sociedade Armada é uma das mais importantes bandas de hardcore do Brasil, com uma trajetória de mais de 30 anos na cena punk e underground. O documentário foi realizado de forma independente, pelo Estúdio Chromakey, com direção de Eric Garcez e Rodiney Assunção (Que também dirigiu, os documentários Os Portais do Inferno Se Abrem: A História do VulcãoCalifórnia Brasileira e SEXCORE a História do Carnal Desire), como sempre, sem nenhum financiamento externo. “Acreditamos que este documentário será um importante registro histórico da cena punk e hardcore brasileira, além de ser um tributo merecido a uma das bandas mais importantes e influentes do país”, ressalta Rodiney.

O longa-metragem será precedido pela exibição do curta Teto, pão e memória. A memória é o lugar onde guardamos as nossas histórias, as nossas lutas, os nossos sonhos e até as nossas ilusões e desesperos. Teto é um abrigo, uma morada, um lugar para descansar a cabeça e o corpo das labutas diárias. O pão é o alimento para sustentar o corpo e a alma. Esses três elementos são básicos e fundamentais para o ser humano viver com dignidade.  O documentário Teto, pão e memória trata desses pontos por meio de histórias de vidas de pessoas que vivem em comunidades de “avanço” na Zona Noroeste de Santos. Para além, o documentário trata do direito à vida, traduzida em direito essenciais. O videodocumentário é resultado das Oficinas de Introdução à Linguagem Audiovisual desenvolvidas pelo Projeto Go Alemoa Go, em 2022, no bairro Vila Alemoa, em Santos.

Ainda em 26 de junho, 21h20, acontece sessão hors concours do curta-metragem Fã Número 1, de Elder Fraga, premiado e experiente diretor que já participou do festival em diversas ocasiões, lançando suas obras, que depois ganharam o mundo percorrendo festivais e recebendo diversos prêmios. Dois cunhados se reencontram depois de 3 anos do assassinato daquela que era o elo entre eles, a atriz Nataly.Nesse encontro eles discutem vingança, justiça, perdão e Shakespeare.O elenco conta com Ricardo Gelli, Rogério Brito, Niz Souza e Adriano Merlini.

Feira de mídia física

Dentro da sua proposta de preservação da memória cinematográfica, o Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos recebe o Bazar da Sétima Arte, no domingo, 25 de junho, na área de convivência do Sesc Santos, das 10h às 17h.  O Bazar da Sétima Arte (b7arte) é uma feira de mídia física de filmes. Com edições realizadas com sucesso em São Paulo, o projeto realiza sua primeira edição no litoral. Busca valorizar e divulgar o formato físico (Vhs, dvd, blu-ray e 4k) de filmes, acreditando na cultura colecionista e de preservação do cinema. O evento ocorreu duas vezes no Cine Petra Belas Artes na região Central da capital de São Paulo, e desembarca agora no Sesc Santos em meio ao tradicional festival de cinema da região. Acontecerá o debate Porque colecionar filmes em mídia física em 2023? . Neste debate, William Tavares (Jornalista-ESPN) e Celso Menezes (Produtor Cultural/Escritor), dialogam a importância da mídia física em meio à era do streaming. Mediação de William Busa idealizador do b7arte.

Virada cinematográfica

            Como é tradição, acontecerá a Virada Cinematográfica na Cinemateca de Santos, na madrugada do dia 23 de junho para o dia 24 de junho, a partir das 23h30. Serão exibidos três longas nacionais de terror e, ao término, servido um café da manhã gratuitamente, cortesia da Padaria Nova Princesa.

Palestra e cerimônia de encerramento

            O encerramento do festival contará com palestra do crítico de cinema Waldemar Lopes sobre a importância do filme Central do Brasil, na Open House Idiomas, 28 de junho, 19h, e o anúncio, no local, 20h30, dos premiados desta edição. Além disso, quem for poderá conferir uma mostra permanente de pinturas que retratam grandes artistas e cenas da história do cinema, do próprio Waldemar, que é artista plástico com participação em dezenas de exposições no Brasil e no exterior.

Identidade visual

          A identidade visual desta edição foi feita pela designer gráfico Márcia Okida. O logotipo do festival é assinado por Audrey Duarte. Para a identidade visual deste ano Márcia se inspirou em Saul Bass, designer favorito de grandes diretores como Stanley Kubrick e Alfred Hitchcock. “Ele foi responsável pela maioria dos cartazes do Hitchcock, como Psicose, e tantos outros. Cartazes e aberturas. Tem estilo minimalista, conceitual, geométrico”, detalha Okida. As cores reúnem elementos do Brasil, do sangue relativo aos filmes de terror da mostra, e as setas indicam movimento, pessoas que estão indo a algum lugar, como os personagens de Central do Brasil.

Programação 9º Santos Film Fest

Programação gratuita.

Consulte os endereços no fim.

*Para atividades formativas, acesse o site para se inscrever gratuitamente.

Terça-feira, 20 de junho

19h – Abertura do festival

Área externa do cinema

Exposição 25+50: De Megan e Josué, celebrando 25 anos de Central do Brasil e 50 anos de O Exorcista
Lançamentos de livros

Dentro da sala
Homenagens

Apresentação do Coral Municipal de Santos

Filme de abertura: O Homem Cordial, direção: Iberê Carvalho (2023), 83′, Suspense

Classificação indicativa: 14 anos

               Local: Cine Roxy 5

Quarta-feira, 21 de junho

10h – Bate-papo com Paulo Mikos e Tamirys O’hanna

Classificação indicativa: Livre – Autoclassificação

Local: Novotel Santos

14h – Palestra O legado de O Exorcista, 50 anos depois, com a Prof. Dra. Laura Cánepa:

Classificação indicativa: 16 anos – Autoclassificação

Local: Novotel Santos

16h – Bate-papo com Jurados do Santos Film Fest: Andrea Pasquini, Jamer Guterres de Mello, Rogério Ferraraz, Diego da Costa, Márcia Okida, Wanderley Camargo, Leandro César Caraça e Ondina Clais

Classificação indicativa: Livre – Autoclassificação

Local: Novotel Santos

17h30 – Mostra Competitiva Nacional

Caquinho, direção: Denise Szabo (2023), 20’42”, São Caetano do Sul-SP

Classificação indicativa: Livre

Capitão Astúcia, direção: Filipe Gontijo (2022), 90′, Brasília-DF

Classificação indicativa: 10 anos

Local: Sesc Santos

19h – Workshop Trabalho do ator: Interpretação para cinema a partir da leitura de personagem, com a atriz Ondina Clais

Classificação indicativa: 16 anos – Autoclassificação

Local: Unisantos

19h30 – Mostra Competitiva Nacional

E o vento do Norte, direção: Antônio Fargoni (2023), 12′, Taquaritinga do Norte-PE

Classificação indicativa: Livre

Diálogos com Ruth de Souza, direção: Juliana Vicente (2022), 107′, São Paulo-SP

Classificação indicativa: 10 anos

Local: Sesc Santos

Quinta-feira, 22 de junho

13h – Mostra Infantil

A menina atrás do espelho, direção: Iuri Moreno (2022), 12’05”, Goiânia-GO

Classificação indicativa: Livre

Cem Pilum – A História do Dilúvio, direção: Thiago Morais (2022), 8’27”, Manaus-AM

Classificação indicativa: Livre

Filme infantil surpresa

Local: UME Judoca Ricardo Sampaio – Caruara

16h – Mostra Humanidades

Acaso, direção: Luís Jungmann Girafa (2021), 71′, Distrito Federal

Classificação indicativa: 14 anos

Exibição realizada em parceria com a Mostra Sesc de Cinema

Local: Cine Arte Posto 4

17h30 – Mostra Competitiva Nacional

La Creación, direção: Valentina Ricardo (2023), 14’54”, Manaus-AM

Classificação indicativa: Livre

Lupicínio Rodrigues: Confissões de um Sofredor, direção: Alfredo Manevy (2023), 99′, Florianópolis e São Paulo-SC/SP

Classificação indicativa: Livre

Local: Sesc Santos

18h30 – Mostra Humanidades

Alto e Bom Som – A Batida de Casablanca, direção: Nabil Ayouch (2021), 91′, Marrocos

Classificação indicativa: 12 anos

Local: Cine Arte Posto 4

19h – Mostra Infantil

Ensaio Sobre o Grito, direção: Rafael Valles (2022), 07’, Porto Alegre-RS

Classificação indicativa: Livre

João no reino de papelão, direção: Rodrigo Vulcano e Lucas Lima (2022), 16′, Araraquara-SP

Classificação indicativa: Livre

Filme infantil surpresa

Local: Lagoa da Saudade, Morro da Nova Cintra

19h30 – Mostra Competitiva Nacional

Luz do Mundo – Manoel Cordeiro, direção: San Marcelo e Cicero Pedrosa Neto (2023), 22′, Bragança/Belém-PA

Classificação indicativa: Livre

Mesmo que tudo dê errado, já deu tudo certo, direção: Laís Chaffe (2022), 120′, Porto Alegre-RS

Classificação indicativa: 12 anos

Local: Sesc Santos

21h – Mostra Humanidades

Azuro, direção: Matthieu Rozé (2021), 104′, França

Classificação indicativa: 16 anos

Local: Cine Arte Posto 4

Sexta-feira, 23 de junho

14h – Cinema Azul em parceria com o grupo Inclusão para Todos
               Local: Cine Roxy 5

16h – Mostra Humanidades

Casablanca em Chamas, direção: Ismaël El Iraki (2021), 120′, França, Marrocos, Bélgica

Classificação indicativa: 16 anos

Local: Cine Arte Posto 4

17h30 – Mostra Competitiva Nacional

Morro do Cemitério, direção: Rodrigo R. Meireles (2023), 19’40”, Conselheiro Lafaiete-MG

Classificação indicativa: 12 anos

Mundo Proibido, direção: Alê Camargo e Camila Carrossine (2022), 95′, São Paulo-SP

Classificação indicativa: 10 anos

Local: Auditório do Sesc Santos

18h30 – Mostra Humanidades

Faíscas de Uma Memória Queimada, direção: Romenighy Botelho e Murilo Parma (2023), 15′, Santos-SP

Classificação indicativa: 14 anos

Grad Paris, direção: Martin Jauvat (2022), 80′, França

Classificação indicativa: Confira a classificação indicativa

Local: Cine Arte Posto 4

19h – Mostra Infantil

Jussara, direção: Camila Ribeiro (2023), 9′, Salvador-Bahia

Classificação indicativa: Livre

Mulher Vestida de Sol, direção: Patrícia Moreira (2022), 9’34”, Vitória da Conquista-BA

Classificação indicativa: Livre

Filme infantil surpresa

Local: Vila Criativa da Vila Progresso

19h – Mostra Infantil

O Futuro que me Alcance, direção: Nat Grego (2023), 04’36”, São José dos Campos-SP

Classificação indicativa: Livre

A menina atrás do espelho, direção: Iuri Moreno (2022), 12’05”, Goiânia-GO

Classificação indicativa: Livre

Filme infantil surpresa

Local: Praça do BNH

19h30 – Mostra Competitiva Nacional

No Mar, direção: Clara Linhart e Rodrigo Garcia Janeiro (2023), 17′, Rio de Janeiro-RJ

Classificação indicativa: Livre

O SKT Me Levou, direção: Lecuk Ishida (2022), 195′, São Paulo-SP

Classificação indicativa: Livre

Local: Auditório do Sesc Santos

21h – Mostra Humanidades

Havana: Resenha, Futebol e Luta, direção: Renato Queiroz (2022), 74′, Guarulhos-SP

Classificação indicativa: 12 anos

Local: Cine Arte Posto 4

23h45 – Mostra de terror

Skull – A Máscara de Anhangá, direção: Kapel Furman, Armando Fonseca (2020), 90′, São Paulo-SP

Classificação indicativa: 18 anos

A Percepção do Medo, direção: Kapel Furman, Armando Fonseca (2016), 90′, São Paulo-SP

Classificação indicativa: 14 anos

Já Estou Te Vendo, direção: Rafael Zanesco (2023), 102′, São Paulo-SP

Classificação indicativa: 16 anos

Local: Cinemateca de Santos

Sábado, 24 de junho

15h – Mostra Competitiva Nacional

Procuro Teu Auxílio para Enterrar um Homem, direção: Anderson Bardot (2023), 20′, Vila Velha-ES

Classificação indicativa: 14 anos

Procura-se Meteorango Kid: Vivo Ou Morto, direção: Marcel Gonnet e Daniel Fróes (2023), 99′, Salvador-BA

Classificação indicativa: 16 anos

Local: Auditório do Sesc Santos

15h – Curso de desenho com Equipe Dyn Arte Estúdio

           Inauguração da Exposição 100 anos da Disney

               Local: Shopping Pátio Iporanga

16h – Mostra Humanidades

Lo que queda en el caminho, direção: Jakob Krese, Danilo Do Carmo (2021), 93′, Piracicaba-SP / Berlim-BER

Classificação indicativa: Livre

Local: Cine Arte Posto 4

17h – Mostra Competitiva Nacional

Provisório, direção: Wilq Vicente (2023), 24’55”, São Paulo-SP

Classificação indicativa: Livre

Quando Falta o Ar, direção: Ana Petta e Helena Petta (2022), 91′, São Paulo-SP

Classificação indicativa: Livre

Local: Auditório do Sesc Santos

17h – Mostra Infantil

Cem Pilum – A História do Dilúvio, direção: Thiago Morais (2022), 8’27”, Manaus-AM

Classificação indicativa: Livre

Ensaio Sobre o Grito, direção: Rafael Valles (2022), 07’, Porto Alegre-RS

Classificação indicativa: Livre

Filme infantil surpresa

Local: Praça do BNH

18h30 – Mostra Humanidades

Mar de Lama, direção: Felipe Bretas e Marcelo Caldas (2023), 111′, Rio de janeiro-RJ

Classificação indicativa: Livre

Local: Cine Arte Posto 4

19h – Tributo a Disney –  Banda Netuno

               Local: Local: Shopping Pátio Iporanga

19h – Mostra Infantil

João no Reino de Papelão, direção: Rodrigo Vulcano e Lucas Lima (2022), 16′, Araraquara-SP

Classificação indicativa: Livre

Jussara, direção: Camila Ribeiro (2023), 9′, Salvador-Bahia

Classificação indicativa: Livre

Filme infantil surpresa

Local: Praça do BNH

20h – Mostra de terror

Voa Passarinho, direção: Otto Cortes (2019), 5’33”, Sobradinho-DF

Classificação indicativa: Livre

B – Há Algo de Errado com Charlie, direção: Danny D Weirdo e Thais de Almeida Prado (2022), 15′, São Paulo-SP

Classificação indicativa: Livre

Ela Vem Buscar Os Meus Dentes, direção: Patrícia Felix Wagner (2022), 02’03”   São Paulo-SP

Classificação indicativa: 10 anos

Lobo, direção: Giovani Beloto (2022), 11′, Tietê-SP

Classificação indicativa: 10 anos

Noite de Terror no Planalto, direção: Jonathan Rodrigues (2023), 18′, Sarandi-PR

Classificação indicativa: 10 anos

Noites em Claro, direção: Elvis Alves (2023), 19’49”, Fortaleza-CE

Classificação indicativa: 12 anos

O Seguidor, direção: Pedro Kalli e Renata Moraes (2023), 10′, São Paulo-SP

Classificação indicativa: 14 anos

Local: Cinemateca de Santos

21h – Mostra Humanidades

Manguebit, direção: Jura Capela (2022), 101′, PE

Classificação indicativa: 12 anos

Exibição realizada em parceria com a Mostra Sesc de Cinema

Local: Cine Arte Posto 4

Domingo, 25 de junho

11h às 18h – Bazar da 7ª Arte – Feira de Mídia Física

Entrada gratuita

Classificação indicativa: Livre – Autoclassificação
               
Local: Área de convivência do Sesc Santos

11h – Bate-papo “O momento da crítica de cinema no mundo dos streamings”, com Com Miguel Barbieri Jr. e Roberto Sadovski. Mediação de André Azenha

Entrada gratuita

Classificação indicativa: Livre – Autoclassificação

Local: Auditório do Sesc Santos

13h30 – Bate-papo “Porque colecionar filmes em mídia física em 2023?” Com William Tavares (Jornalista-ESPN) e Celso Menezes (Produtor Cultural/Escritor). Mediação de William Busa idealizador do Bazar da 7ª Arte.

Entrada gratuita

Classificação indicativa: Livre – Autoclassificação

Local: Área de convivência do Sesc Santos

15h – Curso de desenho com Equipe Dyn Arte Estúdio

               Local: Shopping Pátio Iporanga

15h – Mostra Competitiva Nacional

Quem me quer?, direção: Tiago Pinheiro (2023), 14’57”, Recife-PE

Classificação indicativa: Livre

Rio Negro, direção: Fernando Sousa e Gabriel Barbosa (2023), 98′, Rio de Janeiro-RJ

Classificação indicativa: 10 anos

Local: Sesc Santos

16h – Mostra Humanidades

No Fundo da Terra, direção: Milena Carvalho (2023), 81′, São Luiz-MA

Classificação indicativa: Livre

Local: Cine Arte Posto 4

17h – Mostra Competitiva Nacional

Rock Pé Vermelho, direção: Letícia Tonon e Wagner Tonin (2023), 25’30’, Santa Gertrudes-SP

Classificação indicativa: Livre

Um certo cinema gaúcho de Porto Alegre, direção: Boca Migotto (2023), 107′, Porto Alegre-RS

Classificação indicativa: Livre

Local: Sesc Santos

18h30 – Mostra Humanidades

Nós, direção: Alice Diop (2022), 115′, França

Classificação indicativa: Livre

Local: Cine Arte Posto 4

21h – Mostra Humanidades

Nós Estudantes! direção: Rafiki Fariala (2022), 82′, República Centro-Africana

Classificação indicativa: Livre

Local: Cine Arte Posto 4

Segunda-feira, 26 de junho

10h – Mostra Infantil

Mulher Vestida de Sol, direção: Patrícia Moreira (2022), 9’34”, Vitória da Conquista-BA

Classificação indicativa: Livre

O Futuro que me Alcance, direção: Nat Grego (2023), 04’36”, São José dos Campos-SP

Classificação indicativa: Livre

Local: Escola Municipal Lourdes Ortiz

14h – Cinema Azul em parceria com o grupo Inclusão para Todos

15h – Mostra Infantil

A menina atrás do espelho, direção: Iuri Moreno (2022), 12’05”, Goiânia-GO

Classificação indicativa: Livre

Cem Pilum – A História do Dilúvio, direção: Thiago Morais (2022), 8’27”, Manaus-AM

Classificação indicativa: Livre

Local: Escola Municipal Lourdes Ortiz

16h – Mostra Humanidades

Nossa Senhora do Nilo, direção: Atiq Rahimi (2020), 93′, França, Ruanda

Classificação indicativa: 16 anos

Local: Cine Arte Posto 4

18h30 – Mostra Humanidades

Olhar dos Anos 60, direção: Adelia Sampaio (2022), 5’49”, Rio de Janeiro-RJ

Classificação indicativa: Livre

Quando Ousamos Existir, direção: Márcio Caetano e Cláudio Nascimento (2022), 72′, RS

Exibição realizada em parceria com a Mostra Sesc de Cinema

Classificação indicativa: Livre

Local: Cine Arte Posto 4

19h – Pré-estreias

Teto, Pão e Memória, direção: Projeto Go Alemoa Go (2022), 38′, Santos-SP

Classificação indicativa: Livre

Sociedade Armada: 400% de História, direção: Rodney Assunção e Eric Gracez (2023), 96′, Santos-SP

Classificação indicativa: 16 anos

Local: Cine Roxy 5

21h20 – Sessão hors-concours e Mostra Regional

Sessão hors-concours  –Fã Número 1, direção Elder Fraga (2023), 20′, São Paulo-SP

Classificação indicativa: 16 anos

Mostra Regional:

Nome Morto, direção: Bê Reis e Mayara Gomez (2022), 12′, Santos-SP

Classificação indicativa: Livre

Ouçam-me: Um Manifesto, direção: Elisa Cecci e João Pedro Muniz (2022), 10’45”, Santos-SP

Classificação indicativa: Livre

Parabéns, Aline, direção: Fabrício De Lima (2022), 20’59”, Santos-SP

Classificação indicativa: 10 anos

Por Trás do Congá, direção: Lara Freire (2022), 16’17”, Santos-SP

Classificação indicativa: Livre

Se trans for mar, direção: Cibele Appes  (2022), 25′, Santos-SP

Classificação indicativa: Confirma a classificação indicativa

Sob(re) a Pele, direção: Ana Carolina Gomes e Beatriz Nunes (2022), 15’49”, Santos-SP

Classificação indicativa: Livre

Zona Noroeste: Daqui sou, aqui estou, direção: Elizabete Ataliba e Rafael Souza (2022), 12´36”, Santos-SP

Classificação indicativa: Livre

Local: Cine Roxy 5

21h – Mostra Humanidades

Eu Quero Falar sobre Duras, direção: Claire Simon (2021), 95′, França

Classificação indicativa: 16 anos

Local: Cine Arte Posto 4

Terça-feira, 27 de junho

16h –Mostra Humanidades

A Sobra das Figueiras, direção: Erige Sehiri (2022), 92′, Tunísia, França, Suíça, Alemanha

Classificação indicativa: 12 anos

Local: Cine Arte Posto 4

18h30 – Mostra Humanidades

Soula, direção: Salah Issaad (2021), 92′, Argélia, França

Classificação indicativa: 18 anos

Local: Cine Arte Posto 4

21h – Reprise Mostra Regional

Nome Morto, direção: Bê Reis e Mayara Gomez (2022), 12′, Santos-SP

Classificação indicativa: Livre

Ouçam-me: Um Manifesto, direção: Elisa Cecci e João Pedro Muniz (2022), 10’45”, Santos-SP

Classificação indicativa: Livre

Parabéns, Aline, direção: Fabrício De Lima (2022), 20’59”, Santos-SP

Classificação indicativa: 10 anos

Por Trás do Congá, direção: Lara Freire (2022), 16’17”, Santos-SP

Classificação indicativa: Livre

Se trans for mar, direção: Cibele Appes  (2022), 25′, Santos-SP

Classificação indicativa: Confirma a classificação indicativa

Sob(re) a Pele, direção: Ana Carolina Gomes e Beatriz Nunes (2022), 15’49”, Santos-SP

Classificação indicativa: Livre

Zona Noroeste: Daqui sou, aqui estou, direção: Elizabete Ataliba e Rafael Souza (2022), 12´36”, Santos-SP

Classificação indicativa: Livre

Local: Cine Arte Posto 4

Quarta-feira, 28 de junho

16h – Mostra Humanidades

Central do Brasil, direção: Walter Salles (1998), 115′, Brasil

Classificação indicativa: 12 anos

Local: Cine Arte Posto 4

18h30 – Mostra Humanidades

Operação Dragão, direção: Robert Clouse (1973), 102′, Estados Unidos

Classificação indicativa: 12 anos

Local: Cine Arte Posto 4

19h – Palestra 25 anos do filme Central do Brasil, com Waldemar Lopes

           Anúncio dos vencedores

Local: Open House Idiomas

21h – Mostra Humanidades

O Exorcista, direção: William Friedkin (1973), 132′, Estados Unidos

Classificação indicativa: 16 anos

Local: Cine Arte Posto 4

Endereços:
– Cine Roxy 5: Av. Dona Ana Costa, 443, Gonzaga
– Cine Arte Posto 4: Av. Vicente de Carvalho, orla da praia, Gonzaga, próximo ao Canal 3
– Cinemateca de Santos: Rua Ministro Xavier de Toledo, 42, Campo Grande
– Novotel: Av. Dona Ana Costa, 473, Gonzaga
– Sesc Santos: Rua Conselheiro Ribas, 136, Aparecida
– UME Judoca Ricardo Sampaio: Av. Xavante, 70 – Caruara,
– UME Lourdes Ortiz: R. Ricardo Pinto, 129, Aparecida
– Praça do BNH: Rua Alexandre Martins, atrás do shopping, Aparecida
– Vila Criativa da Vila Progresso: R. 3, s/n – Vila Progresso
– UniSantos: Av. Conselheiro Nébias, 296/300, Vila Matias
– Shopping Pátio Iporanga: Av. Dona Ana Costa, 465, Gonzaga
– Lagoa da Saudade: Morro da Nova Cintra
– Open House Idiomas: Rua Clay Presgrave do Amaral, 15, Gonzaga

9º Santos Film Fest – Festival de Cinema de Santos é realizado pelo Instituto Cinezen Cultural, com direção de André e Paula Azenha, tem apoios institucionais da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, Câmara Municipal de Santos (por meio de emendas parlamentares de vereadores), e Unisantos, apoios culturais de Shopping Pátio Iporanga e Cine Roxy, apoios de Novotel, Cantina Di Lucca, Restaurante Beduíno, Gardênia Flores, Padaria Nova Princesa, Grupo Inclusão Para Todos, Open House Idiomas, Dym Art Studio, Histórias do Cinema e da TV. Festa Encantada Eventos, ASA: Academia Santista de Arte e Cinemateca de Santos.

Vídeo com resumos das edições anteriores:

2016 – https://youtu.be/X62ku_fYHnY

2017 https://www.youtube.com/watch?v=gPcfpRonyMA&t=21s

2018 https://www.youtube.com/watch?v=AvaYb0BfzDU

2019 https://www.youtube.com/watch?v=Hx42YrBfEZE&t=24s

2020 https://www.youtube.com/watch?v=XCSVMfpJnGA&t=16s

2021 – 1 https://www.youtube.com/watch?v=Ba8AkVPKxao&t=6s

2021 – 2  https://www.youtube.com/watch?v=tKbtsZPU7J4&t=39s

Ebook com histórico do festival https://drive.google.com/file/d/1B5SSZaUfAatl9dJI7TRaG7EqzgHS091w/view?usp=sharing 

Outras informações:

www.santosfilmfest.com

www.facebook.com/santosfilmfest

www.instagram.com/santosfilmfest

www.youtube.com/santosfilmfest

Comentários