Culturalmente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos 2023 divulga programação e inscrições

Presente no calendário oficial do município Culturalmente Santista: Fórum Cultural e Criativo de Santos chegará ao ano 11 com nova edição entre 28 e 30 de agosto, no auditório da ETEC Aristóteles Ferreira. Realizado pelo Instituto Cinezen Cultural.

O tema central será “Desafios da Cultura: Empreendedorismo, Inteligência Artificial, Educação e Saúde Mental”, tendo em vista os acontecimentos e transformações dos últimos anos após o início da pandemia da covid-19, as evoluções tecnológicas e como o setor cultural tem precisado lidar com tais situações.

O projeto tem programação gratuita e aberta ao público, mas é preciso fazer inscrição online, tanto para os bate-papos e palestras, como para o workshop Primeiros Passos Para Desenhar Histórias em Quadrinhos (será a mesma turma para os dois dias de workshop), bem como para participar da cerimônia de abertura e artistas e artesãos que queiram vender suas obras na feira criativa (detalhes na programação abaixo). As inscrições gratuitas para as atividades podem ser feitas neste link: https://forms.gle/z4swfVVD7p59gGSn9. A pessoa interessada preenche os dados e escolher quais bate-papos e workshop quer participar. Para ter mesa na feira criativa, será preciso fazer inscrição gratuita enviando e-mail para culturalmentesantista@gmail.com com nome completo do artista/artesão, tipo de obra (pintura, livro, artesanato etc), RG, CPF, endereço e mini histórico com até 10 linhas descrevendo o trabalho e aguardar resposta de confirmação. Em relação à feira, serão levados em consideração o tipo de obra ou produto que o artista/artesão faz, se é de Santos e região etc. E haverá confirmação por e-mail.

Abertura: feira criativa, exposição em homenagem a Pelé, homenagem e Tributo a Barão Vermelho

          Na segunda-feira, 28 de agosto, 19h, será aberta a exposição Culturalmente Pelé, com artes feitas por designers gráficos de várias partes do Brasil sob curadoria da designer santista Márcia Okida, celebrando o Rei do Futebol. Já a camiseta da equipe do evento conta com pintura de Waldemar Lopes retratando o Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro. No mesmo horário começará a feira criativa. O evento não cobra pela locação das mesas, já que o intuito é ajudar a fomentar talentos regionais e a economia criativa de Santos.

Publicidade

Troféu Culturalmente Santista para Associação Projeto TAMTAM

Hás 19h45, dentro do auditório, com capacidade para 200 pessoas, acontecerá a entrega do Troféu Culturalmente Santista à Associação Projeto TAMTAM, organização não-governamental que trabalha a diversidade e a inclusão social por meio da Arte em Santos, litoral paulista. O Projeto TAMTAM tem como objetivo promover saúde mental, inclusão social, educação e acesso à arte e à cultura. Renato Di Renzo, Arte-Educador, pedagogo e diretor teatral, criou, em 1989, esta forma simples e clara de lidar com as questões da “dor mental” e/ou da deficiência: sendo generoso e verdadeiro, sem ser institucionalizado, potencializando talentos escondidos, adormecidos, calados. Di Renzo rompeu com o saber absoluto, com a fragmentação do ser e propôs apenas ser, agir e estar. Atualmente a TAMTAM realiza suas atividades em Santos-SP, nas áreas de arte, diversidade e saúde mental, oportunizando para a população, acesso à cultura, em ações que promovem diariamente a inclusão. As atividades promovidas pela entidade são: Teatro, Dança, Literatura e Poesia, Customização e Reutilização de materiais, Canto e Musicalização, além de oficinas, palestras e ações junto   à comunidade.  Durante o isolamento da Pandemia por COVID, a ONG atendeu virtualmente todos os beneficiários, além de pessoas de todo o Brasil e até exterior por meio de lives e videoaulas.

A instituição atende gratuitamente mais de 160 beneficiários diretos diariamente e suas famílias todas envolvidas nas atividades, além dos beneficiários indiretos, comunidade do entorno, escolas, entidades e outros.

“A ONG TAMTAM, prestes a completar 35 anos, faz trabalho fundamental em Santos, é exemplo para o Brasil e participa do Culturalmente Santista desde seu início. Inclusive com atividades feiras no Café Teatro Rolidei. Merece nossa reverência”, ressalta o diretor do evento, André Azenha.

Tributo a Barão Vermelho

          Logo após as homenagens, rolará o Tributo a Barão Vermelho, incluindo canções da fase clássica do grupo, e das carreiras solos de Cazuza e Frejat. Vale ressaltar que o último show da banda com Cazuza nos vocais foi no lendário Clube Caiçara, em 1985, produzido por Toninho Campos (da casa noturna Heavy Metal e do Cine Roxy). Na ocasião, Toninho precisou ir ao Rio de Janeiro ficar junto a Cazuza, o trouxe da Cidade Maravilhosa a Santos, já que o empresário o havia avisado que o Barão Vermelho havia acabado. Só que o show já tinha mais de 2 mil ingressos vendidos. Em gratidão a Toninho, que abriu espaço para o Barão Vermelho antes da fama, Cazuza topou fazer este último show apesar de estar brigado com os colegas, com a condição de que Toninho trouxesse a Santos o show solo de Cazuza, o que ocorreu tempos depois.

Workshop Primeiros Passos Para Desenhar Histórias em Quadrinhos

          Com 30 vagas, o workshop será ministrado pelo experiente desenhista e professor Alexandre Valença Alves Barbosa, durante os dias 29 e 30 de agosto, sempre às 16h20. Como resultado, os alunos serão estimulados a desenhar personagens inseridos na cidade de Santos. Alexandre, mais conhecido como Bar, foi responsável pela primeira coluna sobre histórias em quadrinhos no jornal A Tribuna e organizado o evento Steampunk Santos.

Abaixo está a programação completa e, para saber mais do currículo de cada participante, basta acessar as redes sociais do fórum.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

28 de agosto (segunda)

– 19h – Início da feira criativa e abertura da exposição Culturalmente Pelé Rei (em homenagem ao Rei do Futebol), na área externa ao auditório

– 19h45 – Cerimônia de abertura no auditório da ETEC: homenagem à Associação Projeto TAMTAM e Tributo ao Barão Vermelho com a Banda Netuno (auditório)

29 de agosto (terça-feira)

– 9h30 às 21h – Feira criativa na área externa ao auditório

– 10h – Ensino da arte, com Wanderley Camargo (coordenador dos cursos de Cinema e Audiovisual e Publicidade e Propaganda da Unisantos), Márcia Okida (designer gráfica, criadora do curso de Multimídia), Waldemar Lopes (artista plástico, professor). (auditório)

– 14h – Bate-papo O Mercado de Animação no Brasil, com Aline Gasparin (coordenadora de produção da Mauricio de Sousa Produções) (auditório)

– 16h20 – Workshop Primeiros Passos Para Desenhar Histórias em Quadrinhos, com Alexandre Valença Alves Barbosa (desenhista, professor) (auditório)

– 19h30 – Bate-papo Inteligência Artificial: Transformações na Cultura e na Sociedade, com Márcio Piva (professor universitário de Inteligência Artificial e proprietário da A2CM Tecnologia) (auditório)

30 de agosto (quarta-feira)

– 9h30 às 21h – Feira criativa, na área externa ao auditório, área externa ao auditório

– 10h – Bate-papo Cultura geek: mercado e oportunidades, com Rafael Leal (secretário de cultura de Santos) e Fabio Gomes Ribeiro (Santos Comic Expo) (auditório)

– 14h – Bate-papo Games, mercado e desafios, com Fábio Oliveira, empresário (Moove Games e Burgerama) (auditório)

– 16h20 – Workshop Primeiros Passos Para Desenhar Histórias em Quadrinhos, com Alexandre Valença Alves Barbosa (desenhista, professor)

– 19h30 – Bate-papo Saúde Emocional e Cultura, com Fernando Venturini (psiquiatra), Márcia Atik (psicóloga) e Renato di Renzo (arte-educador, diretor teatral e criador do Projeto e Rádio TAMTAM, há 34 anos). (auditório)

Culturalmente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos, edição 2023, é realizado com recursos do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, por meio do PROAC Editais, tem apoio de emenda parlamentar da vereadora Telma de Souza, apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, apoios da ETEC Aristóteles FerreiraRizzieri EventosGardênia Flores. A direção é dos produtores culturais André Azenha e Paula Azenha. Outras informações em www.culturalmentesantista.wordpress.comwww.facebook.com/culturalmentesantistawww.instagram.com/culturalmentesantista e www.youtube.com/culturalmentesantos.  

HISTÓRICO DO CULTURALMENTE SANTISTA

O CulturalMente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos é um evento pioneiro na Baixada Santista, presente no Calendário Oficial do município pela Lei 3.142 ao reunir atividades como rodas de conversa, workshops e debates das mais variadas vertentes artísticas da região da Baixada Santista – promove a economia criativa quando o termo ainda não era tão difundido.

Seu surgimento tem origem nos debates promovidos pelo projeto CineZen Cultural, surgido em 2009, e que ocupavam diferentes espaços culturais de Santos. Em 2011, foi criado o site CulturalMente Santista, que publicou mais de 50 entrevistas biográficas com artistas e agentes culturais da região, sendo um espaço que publicou as últimas grandes entrevistas de profissionais da cultura como Zellus Machado, Wagner Parra, Argemiro Antunes (Miro), Hansen (vocalista do Harry), tornando-se um espaço virtual de resgate histórico e preservação da memória santista. O evento foi um desdobramento do site e teve início em 2012. Desde então, reuniu mais de 550 profissionais da cultura direta e indiretamente e atingiu mais de 102 mil pessoas.

PROFISSIONAIS DA CULTURA DA REGIÃO QUE JÁ PARTICIPARAM DO PROJETO

Ao menos 550 profissionais da cultura, entre artistas, produtores e jornalistas da área. Se levarmos em consideração as bandas, esse número aumenta. Entre os participantes, estão: Ademir Demarchi (escritor, Revista Babel), Ademir Quintino (jornalista), Adilson Felix (fotógrafo), Alex Frutuoso (jornalista), Alexandre Felipe Gomes (maestro), Alexandre Valença Alves Barbosa (professor, desenhista), Ana Akaui (artista plástica), Anderson Firmino (jornalista), André Reis (professor), Angélica Evangelista (dançarina), Banda Cigarra Elétrica, Banda Marcial de Cubatão, Banda Querô, Banda Sidarta, Banda Strada8Zero, Broadway Voices (coral cênico), equipe Caiçaras Podcast, Caio Bosco (músico), Camila Genaro (contadora de histórias), Carla Mariani (cantora), Carla Zomignani (jornalista, A Tribuna), Carlos Gama (escritor), Carlos Oliveira (cineasta), Carlota Cafieiro (jornalista, A Tribuna), Carol Bezerra (atriz), Célia Cristina Teixeira (curadora), Célia Faustino (dançarina), Chico Lobo (artista plástico), Chico Marques (comentarista musical), Claudia Alonso (atriz, Grupo Orgona, ONG TAMTAM), Claudia Brino (escritora, editora Costelas Felinas), Claudia Lemes (escritora), Claudio Roberto Basílio (colecionador, produtor, Santos Comic Expo), Colante (artista plástico, Coletivo Teremin (banda musical), Danilo Nunes (músico), Debora Gozzoli (musicista), Delson Matos Gomes (cineasta), Denise Covas (colunista Boqnews), Denis Dym Freitas (desenhista), Dino Menezes (cineasta), DJ Bakka, DJ Lufer (Fuuráfrica), DJ Mamuth (Muito Prazer, Meu Nome é Hip Hop!), DJ Mascate, Eduardo Ferreira (cineasta), Eduardo Lacerda (editoras Patuá e Amavisse), Emílio Baraçal (quadrinista), Eugênio Martins Junior (produtor), Fabiano Keller (cineasta), Fabião Nunes (à época secretário de cultura de Santos), Fabio Gomes Ribeiro (colecionador, produtor Santos Comic Expo), Fabrício Lopez (artista plástico), Fixxa (artista plástica), Flavia Saad (jornalista, Juicy Santos), Flavio Viegas Amoreira (escritor), Gigi Fernandes (atriz), Gustavo Klein (jornalista), Ineide di Renzo (jornalista, à época em A Tribuna), Jamir Lopes (produtor), José Consani (amestro), José Luiz Tahan (Livraria Realejo e Tarrafa Literária), José Roberto Torero (escritor), José Virgílio Leal de Figueiredo (presidente Instituto Arte no Dique, Jota Amaral (músico, Lobo Estúdio), Julinho Bittencout (músico), Julio Mad (rapper), Junior Brassalotti (produtor Curta Santos), Leonardo Nicoletti (programador Sesc), Lincoln Sapada (jornalista), Lourimar Vieira (coordenador Teatro do Kaos), Luiz Claudio de Santos (músico), Luiz Fernando Almeida (ator), Luiz Fernando Alves Lima (produtor musical), Madô Martins (escritora), Manoel Herzog (escritor), Marcelo Rayel, Marcia Okida, Marcio Barreto, Marcio Callegaro, Marcio de Souza (à época coordenador do Teeatro Guarany), Marco Santana (editor Jornal da Orla), Marcos Canduta (músico), Marcos Piffer (fotógrafo, revista Guaiaó), Marcus Vinicius Batista (jornalista, editora Ateliê das Palavras), Maria Tornatore (diretora teatral), Michel Pereira (Torto MPBar), Milton Medusa (músico), Miriam Vieira (diretora teatral), Nailse Machado (maestrina), Nara Assunção (jornalista, à época no Boqnews), Nívio Mota (à época coordenador dos cinemas municipais de Santos), Orlando Rodrigues (produtor, Muito Prazer, Meu nome é Hip Hop!), Paulo Ramos (músico), Paulo Bakhos (Beduíno), Pedro Norato (produtor FESCETE), Platão Capurro (ator), Preta Rara (rapper), Rafa Paulino (loja Blaster), Rafael Leal (secretário de cultura de Santos), Rafael Ponzio (fotógrafo). Regina Alonso (escritora), Renatinho Santos (colecionador, produtor Santos Comic Expo), Renato di Renzo (dramaturgo, diretor, Grupo Orgone e ONG TAMTAM), Ricardo Prado (jornalista), Ricardo Vasconcellos (produtor), Rodney Nunes (rapper), Rodiney Assunção (cineasta), Rodrigo Simonsen (Editora Simonsen), Rogério Baraquet (músico), Rogério Vieira (colecionador, produtor Santos Comic Expo), Ronaldo Vaio (jornalista), Rubens Ewald Filho (crítico de cinema), Samuel Castro (cineasta), Sidney Herzog (artista circense), Sidney Sanctus (escritor), Silvio Luiz (programador Sesc), Suzane Frutuoso (jornalista), Tammy Weiss (coordenadora Instituto Querô), Tarso Ramos (músico), Téo Ruiz (músico), Thalita Afonso (produtora audiovisual, Instituto Querô), Theo Cancello (músico), Toninho Campos (Cine Roxy), Valdir Alvarenga (escritor, Revista Mirante), Vébis Junior (cineasta, Mostra Comodoro), Vieira Vivo (escritor, editora Costelas Felinas), Vinicius Carlos Vieira (jornalista), Viviane de Almeida (escritora), Wagner Parra (DJ, Vitrolada), Waldemar Lopes (artista plástico), Wanderley Camargo (professor e cineasta), Wladimyr Cruz (cineasta), Xandra Hoplin (musicista), Zerobeto Freire (músico).

LOCAIS QUE JÁ RECEBERAM ATIVIDADES DO CULTURALMENTE SANTISTA

Teatro Municipal, Teatro Guarany, Cine Roxy 5, Cine Roxy 4, Museu da Imagem e do Som de Santos, Instituto Arte no Dique, Associação Projeto TAMTAM, Instituto Querô, Ao Café, Cafeteria Millor, ETEC Aristóteles Ferreira, Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, Shopping Pátio Iporanga, Cine Arte Posto 4, Almanaque Bar, Livrarias Realejo e Porto das Letras, Pinacoteca Benedicto Calixto, Open House Idiomas, The House Coworking, Centro Comunitário do BNH, Cine ZN, Teatro do Sesc Santos, Comedoria do Sesc Santos, Oca do Sesc Santos, Auditório do Sesc Santos, Lobo Estúdio, entre outros.

RELEVÂNCIA

Através de um evento que abrange múltiplos segmentos artísticos, o Culturalmente Santista – Fórum Cultural e Criativo de Santos busca conectar e valorizar diferentes linguagens simbólicas fortalecendo suas crenças e práticas. A programação gratuita busca democratizar o acesso à cultura para consolidar o direito a ela. E através da contratação de profissionais do segmento cultural busca-se dinamizar e impulsionar a economia local, incentivando a difusão e circulação dos conhecimentos e bens culturais, integrando e conectando projetos, ações e pessoas. O objetivo é reunir artistas da música, do audiovisual, do teatro, da literatura, da dança, da cultura geek, coordenadores de ONGs e instituições que trabalham a cultura como agente inclusivo, diretores de festivais que movimentam a cultura e o turismo da região, promover o intercâmbio tanto entre estes setores como entre artistas locais e de fora, contribuindo para o impulsionamento da cadeia produtiva local, sua divulgação, e reflexão sobre o momento e perspectivas da área. Toda a programação é gratuita.

Além das edições anuais do Culturalmente Santista, o projeto promoveu o Culturalmente Santista: Meio Musical, com debates no Lobo Estúdio, e o Culturalmente Santista em Quadrinhos, registrando entrevistas biográficas ao vivo na Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes e integrou a programação da Virada Cultural em 2015.

PERFIL DO PÚBLICO-ALVO

A programação é diversificada e busca atingir todas as faixas de público e interesses culturais. De crianças a idosos, todos os gêneros, interessados em arte, cultura, educação, história, estudantes de ensino fundamental, médio, superior, professores, arte-educadores, leitores, cinéfilos, amantes das artes e do entretenimento em geral.

REGISTRO AUDIOVISUAL DE EDIÇÕES ANTERIORES

2ª edição:  https://www.youtube.com/watch?v=XqqwujHRkWw&t=41s   
3º edição:  https://www.youtube.com/watch?v=nGcyKYneuRg
https://www.youtube.com/watch?v=NZVAjCfvC38 
4ª edição: https://www.youtube.com/watch?v=UDzGfMJ9rfg
5º edição:  https://www.youtube.com/watch?v=LVozyAX0lZ8
6º edição:  https://www.youtube.com/watch?v=ezZcpg2MIZg

Edição de 10 anos: 

https://www.youtube.com/watch?v=mpKxeVaKx_E

Comentários